sábado, 2 de junho de 2012

VAMOS CAMINHANDO - Momento saudade

Voar como águia, foto diggisilva, circo escola Frota, 2011

Trabalhar em uma escola Rural para mim é mesmo algo novo.Não que eu não tivesse experiências com as crianças da periferia de Brasília.Tenho muita.A primeira delas gostaria de postar aqui, afinal com o final do Curso de Artes Visuais tive a oportunidade de rever todo o caminho que fiz como educadora.Profissão que abracei por amor, por idealismo mesmo. Pois é, eu trabalhei na LBA. Será que alguém se lembra? Não foi o meu primeiro trabalho, mas sem dúvida foi diferente. Na verdade tornei-me professora ainda uma menina.Sim, com 14 anos eu já estava pronta.Havia feito 4 anos de magistério, que na altura equiparava-se a Pedagogia. Com esses mesmos 14 anos eu já estava escolada em lidar com a Educação.Dava aulas no MOBRAL (Lembram?) e também trabalhei como Professora em Projeto da CEB e mais ainda, eu trabalhei com detentos.Parece coisa de doido? Mas É coisa mesmo de quem acredita e faz acontecer.Claro que um guarda ficava frente à porta e claro que eles me respeitavam e admiravam, afinal a pirralha alí na frente representava um mundo novo, um mundo alfabetizado e sem culpas. Mas essas experiências que citei estão ainda muito distantes do trabalhar em uma escola rural, onde a paisagem é verde, colorida, às vezes, e temos a impressão que o mundo mesmo sendo maior, ele é todo nosso alí naquele cantinho. É como se a pureza, o simples , o belo se unissem ...Tal prazer só tive uma vez para poder aqui comparar.Foi quando ,mesmo uma pirralha ensinei a minha avó a ler e escrever! É isso a simplicidade da educação e só existe uma definição para ela: A qualidade!
Vó, aí no céu você está acompanhando minhas vitórias não é ? Beijos vó Maria.

Nenhum comentário: