sexta-feira, 15 de junho de 2012

EXPONDO





Todos os trabalhos receberam moldura artística, estas definidas pelo curador.

A exposição foi montada conforme delineada na proposta, porém alguns problemas foram aparecendo , o que necessitou de algumas adaptações.

Em última hora, alguns professores solicitaram espaços já definidos para a exposição, o que precisei ceder. A situação foi bastante desagradável, pois o espaço ficou bastante limitado para expor tantos artistas e obras.

Com dois dias de antecedência a exposição começou a ser montada, o que despertou curiosidade e a solicitação do espaço já mencionado acima. A participação de Luiz Henrique de Sousa, que trabalha na área de segurança e portaria da escola foi fundamental, não só na ajuda física, mas foi determinante em todo processo, pois Henrique é apreciador da arte. E segundo ele a arte é latente. Quando questionado sobre a arte, Henrique diz que a arte está no cotidiano e que ele conseguiu absorver conhecimento apreciando e lendo muito. “Não tenho um preparo, apenas vivencio a arte. Apesar de que todos nós temos uma veia artística direta ou indireta, que acende quando estamos em frente a uma arte. Nunca estive em museu ou galeria de arte. Acho que é natural em mim. A Bagagem cultural está em todos basta abrir a mente, pensar e apreciar liação, automaticamente ela vem. A leitura também pode ser um veículo.”

No dia da exposição, um dos espaços da galeria 5 teve seu acesso impedido pois ficou resolvido e determinado ( em última hora), que ali ficaria uma mesa bufet.

A exposição não foi citada no convite, sinto dizer que foi uma omissão premeditada, até porque no rascunho havia a citação. Uma vez que o fato ocorreu precisei estar à porta do evento a indicar aos convidados que apreciassem as galerias, por se tratar de exposição e não decoração. Os alunos tiveram papel importante no direcionar o público alvo para a exposição, pois eram os artistas e queriam ter uma leitura e avaliação de suas obras.

Durante a apresentação a Diretora fez o convite para a apreciação da exposição, referenciando o projeto como já da escola.

A Diretora da CRE de Sobradinho ficou encantada com os trabalhos e solicitou a alguns alunos artistas que fizessem o comentário. Devo considerar que a exposição foi um sucesso, pois foi bastante reverenciada e fotografada pelo público. A alegria dos alunos era visível e tal repercurssão atraiu mais colegas interessados em estarem inseridos na proposta.

Nenhum comentário: