domingo, 8 de abril de 2012

VAMOS CAMINHANDO - DESAFIOS

Relato de todo o Processo Criativo (Parte I)

O projeto “Preto no branco, multifacetado”, surgiu na disciplina Ateliê do Curso Artes Visuais da UNB. O que, a princípio deveria ser algo simples, tornou-se para mim um grande desafio. A linha de minha proposta era trabalhar a fotografia com o propósito de potencializar a reflexão em uma linguagem que não fosse só visual, mas reflexiva, possibilitando a quebra de barreiras entre o conhecimento de um tema e o muito a ser questionado através do mesmo. O produto deste projeto seriam fotografias experimentais no sentido técnico, artístico, estético e didático, criando eventos visuais com ênfase no caráter espacial da imagem, construindo e desconstruindo formas de acesso entre a “realidade” da vida e a imaginação, com os elementos constitutivos da imagem e estabelecendo condições e complementaridade entre imagem, e reflexão.O desafio estava lançado, mas eu precisava focalizar o tema, uma vez que muitos eram os temas aos qual a minha proposta apontava. Assim, através de discussão com o orientador, este, mostrou-me que eu deveria centrar-me na linha da beleza e identidade feminina versus a violência contra a mulher, uma vez que este parecia falar mais forte.

Nenhum comentário: