quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESTÁGIO 3- AULA 04

PROPOSTA:

Exposição Arte digital “Preto no branco, um olhar multifacetado” ( visita Guiada)

Artistas:

Diggi Silva – ( Arte Digital )

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental séries iniciais e 5ª série A e B e Comunidade escolar.

OBJETIVOS:

Oportunizar ao aluno de comunidade rural, o contato com o artista e sua arte, em espaço comum a ele.

Incentivar a contextualização das obras expostas, na perspectiva de suscitar múltiplas interpretações e diálogos.

Levar ao aluno a oportunidade de conhecer obras de artistas de sua comunidade.

Estimular o aluno a apreciar a arte.

Exposição arte digital (Guiada). As visitas são adaptadas a cada nível de ensino, uma vez que Estará aberta ao Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais.

1.

As As visitas são adaptadas a cada nível de ensino, uma vez que Estará aberta ao Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais.

Ao entrar no espaço destinado à exposição, o guia apresenta a proposta do artista e dados sobre este no primeiro momento.Revelando apenas o nome artístico.

Algumas perguntas são dirigidas aos alunos proporcionando uma primeira interação:

Vocês receberam instruções de como será nossa visita à exposição? Como deve ser a nossa postura quando em ambiente de exposição? Algum de vocês já ouviu falar sobre exposição fotográfica? Alguém já ouviu falar em arte digital? Este nome Diggisilva é um nome artístico conhecido por vocês? Vamos conhecer um pouco mais do artista e sua obra?

Neste momento os alunos já perceberam que o artista poderá ou não estar presente. Há todo um preparo motivacional para que o aluno separe o artista do “alguém conhecido”, pois a ideia é conduzi-lo a isto ao final.

A partir daí o guia começa a explorar primeiramente o tema da exposição e convida todos a observar cada obra lembrando aos visitantes que ao final da exposição voltarão a falar do tema deste.

Frente a cada obra o guia pergunta qual o impacto principal da obra.Os aluno são conduzidos a responderem sobre as características da obra e sobre suas emoções frente a elas.

Durante a visita, o guia dirige os visitante a observarem algumas obras sobre determinados ângulos, uma vez que algumas são composições digitais em 3D.

Diante de cada obra, o aluno é convidado a extrair a interpretação e , portanto, o impacto da obra mostrada.

Em alguns momentos ocorrem proposta significativas, que tentam impactar o visitante ao tentar ele perceber o que pretendia o artista com tal obra.

No momento da visita guiada há uma preocupação em colocar alguns conceitos artísticos, bem como a exploração textual sobre a diversidade cultural.

Ao final da visita, há uma proposta em que cada aluno escolha uma das obras e faça uma leitura textual e justifique sua escolha.

Antes de deixarem a exposição, os alunos são convidados a assinar o livro de visitas e recebem um presente do artista. (uma miniatura da obra em imã de geladeira).

São então novamente questionados sobre o título e tema da exposição e recebem a mensagem do artista . E encerra-se apresentando o artista aos alunos, que ficam surpresos em ver que é alguém da comunidade escolar.

2h/aulas cada turma

Nenhum comentário: